igoospel

Pesquisa revela que Pessoas de baixa estatura têm coração mais frágil

As pessoas de menor estatura têm risco 1,5 maior de desenvolver uma doença cardíaca e morrer prematuramente do que as pessoas mais altas, se...

As pessoas de menor estatura têm risco 1,5 maior de desenvolver uma doença cardíaca e morrer prematuramente do que as pessoas mais altas, segundo estudo publicado nesta quarta-feira que analisou três milhões de indivíduos.

As mulheres que medem menos de 1,53 m e os homens com menos de 1,65 m têm uma tendência muito mais marcada de sofrer problemas cardiovasculares do que as mulheres que superam 1,66 m e os homens com mais de 1,73 m, segundo estudo publicado no European Heart Journal.

Esses resultados sugerem que uma estatura menor deve ser acrescentada à lista dos fatores conhecidos para risco cardíaco, como obesidade e colesterol elevado, segundo os pesquisadores da Finlândia dirigidos pela médica Puula Paajanen, da Universidade de Tampere.
Este vínculo entre estatura e problemas cardíacos foi examinado em inúmeros estudos no mundo em 60 anos, mas com resultados contraditórios.

Para encontrar eventuais diferenças, os pesquisadores decidiram comparar os extremos, dos mais baixos aos mais altos. Para isso, se concentraram em 52 estudos que incluem três milhões de pessoas.

— O resultado é inequívoco: a baixa estatura está associada com um risco maior de doenças coronarianas (angina de peito, infarto) — assinala o professor Jaakko Tuomilehto, da Universidade de Helsinki, ao comentar este novo estudo no jornal da sociedade europeia de cardiologia.
Em compensação, ignora-se a explicação da associação.

Mas as pessoas de baixa estatura não tem motivos para se preocupar, acrescenta Paajanen.

O tamanho é apenas um dos fatores que podem contribuir para as doenças cardíacas, segundo a médica, e apesar de não poder se modificar a estatura, pode-se controlar o peso e o consumo de tabaco e álcool, além de fazer exercícios, acrescenta.

Por outro lado, ser alto não é uma proteção para o infarto, adverte o professor Tuomilehto / clicrbs /iGoospel

Relacionados

Saúde 4517650247878490145

Postar um comentário

emo-but-icon

item