igoospel

OMS mantém alerta de pandemia um ano depois da sua entrada em vigor

A directora geral da OMS, Margaret Chan, anunciou que o Comité de Emergência do organismo voltará a reunir-se em meados de Julho para avalia...

A directora geral da OMS, Margaret Chan, anunciou que o Comité de Emergência do organismo voltará a reunir-se em meados de Julho para avaliar a situação.

Segundo o Comité de Emergência da OMS, «numa perspectiva global, ainda que a pandemia continue, o período mais intenso de actividade parece ter passado em muitas partes do mundo».

No entanto, «continua a ser fundamental que os países mantenham a vigilância sobre a pandemia».

Assim, e após análise das recomendações dos cientistas, Margaret Chan decidiu não levantar o alerta e convocar uma nova reunião do Comité de Emergência para de Julho, «quando estarão disponíveis as informações sobre a situação da gripe no hemisfério Sul (na época do inverno na região)».

O vírus H1N1 foi descoberto em Abril de 2009, na América do Norte, e a 11 de Junho foi declarada a primeira pandemia do século XXI, devido à sua rápida propagação geográfica e pelos receios gerados por se tratar de um vírus desconhecido e com possibilidades de mutação.
Foram estabelecidos grupos de risco que não eram os habituais, incluindo grupos etários mais jovens, mulheres grávidas e pessoas com problemas crónicos de saúde.

No entanto, com o passar dos meses, confirmou-se que, globalmente, o vírus teve consequências moderadas e que a sua taxa de mortalidade foi ainda menor do que a da gripe sazonal.

O vírus H1N1 provocou cerca de 18 mil mortos, confirmados em testes de laboratório, em pouco mais de treze meses, enquanto a gripe sazonal provoca cerca de 500 mil mortes anuais.

Lusa / SOL

Relacionados

news 8026340353034097394

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item