igoospel

Ministério da Saúde propõe doação de sangue por menores e por idosos até 68 anos

O Ministério da Saúde abriu consulta pública nesta quarta-feira (2) para discutir proposta de ampliação das faixas etárias permitidas para a...

O Ministério da Saúde abriu consulta pública nesta quarta-feira (2) para discutir proposta de ampliação das faixas etárias permitidas para a doação de sangue no país. Atualmente, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podem ser doadoras. O ministério sugere que a permissão seja estendida para pessoas entre 16 e 68 anos.

No caso dos jovens abaixo de 16 anos, a proposta prevê que a o jovem só pode fazer a doação com a autorização dos pais. A consulta pública estará aberta por 60 dias. Nesse período, o ministério vai coletar sugestões que podem fazer com que a proposta seja descartada ou, se tiver aceitação, aperfeiçoada.

Segundo o ministério, os centros de hemoterapia coletam 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano em todo o país. Pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o Brasil coletasse 5,7 milhões de bolsas anuais, diz o ministério.

No Brasil, 1,8% da população é classificada como doadora de sangue. Para que os estoques sejam mantidos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que de 1% a 3% da população seja doadora.

A ampliação da faixa etária de doadores permitira ao país aumentar significativamente a oferta de sangue para abastecer hospitais e centros de saúde. De acordo com o ministério, os Estados Unidos e países da Europa já adotam a doação a partir dos 16 anos até os 68 anos./ClickPB

Relacionados

Saúde 2425216551052278219

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item