igoospel

Inédito: Mulher é ordenada a Sacerdotisa na Itália

Pela primeira vez em Itália, uma mulher foi, hoje, sábado, ordenada numa igreja do centro histórico de Roma, apenas a centenas de metros do ...

Pela primeira vez em Itália, uma mulher foi, hoje, sábado, ordenada numa igreja do centro histórico de Roma, apenas a centenas de metros do Vaticano que, apesar de afectado por uma crise de vocações, nega o acesso das mulheres ao sacerdócio.

A nova sacerdotisa, Maria Vittoria Longhitano, uma italiana de 35 anos, casada e mãe de duas crianças, pertence à Igreja Vetero Católica Italiana, uma pequena congregação que abandonou o catolicismo romano no século XIX e juntou-se à União de Utreque, estreitamente ligada à Igreja Anglicana.

"Sem as mulheres, o catolicismo, que é sinónimo de universalidade, fica como que estropiado, porque metade da humanidade não participa na missão de Cristo", explicou à Imprensa italiana Vittoria Longhitano, que celebrará amanhã, domingo, em Milão, a sua primeira missa.
O bispo Fritz-Rene Müller, da União de Utreque (da Holanda), ordenou-a perante uma centena de pessoas, durante um ofício religioso de duas horas realizado na igreja anglicana de Todos os Santos, situada perto da célebre Praça de Espanha.

Vittoria Longhitano não foi ordenada segundo o rito anglicano, mas segundo o da sua Igreja, o vetero católico.

Para ela, o interesse do grande público e dos média pela sua ordenação demonstra que "as Igrejas cristãs e a Igreja Católica Romana em Itália dispõem de apoio popular para aceitar o sacerdócio das mulheres".

A Igreja Católica só aceita homens para seus padres e bispos, justificando que foi essa a prática instaurada por Cristo, que escolheu como seus apóstolos 12 homens.

Em 1984, a decisão da Igreja Anglicana de abrir o sacerdócio às mulheres constituiu um motivo de fricção entre as duas Igrejas e, em Julho de 2008, o Vaticano criticou a adopção pela Igreja de Inglaterra do princípio da ordenação de mulheres bispos.

O Vaticano classificou-a como um "contratempo para a tradição apostólica mantida por todas as Igrejas do primeiro milénio" e um "obstáculo à reconciliação" entre as duas Igrejas. /JN /iGoospel

Relacionados

Mundo news 5005375770944815439

Postar um comentário

emo-but-icon

item