igoospel

Estados americanos pedem ajuda à Guarda Nacional contra vazamento de óleo

Os estados Alabama, Flórida e Mississipi pediram hoje a mobilização de tropas da Guarda Nacional dos Estados Unidos para reforçar os disposi...

Os estados Alabama, Flórida e Mississipi pediram hoje a mobilização de tropas da Guarda Nacional dos Estados Unidos para reforçar os dispositivos estatais contra o impacto do vazamento de petróleo no Golfo do México.

Dave Lapan, porta-voz do Departamento de Estado americano, disse hoje à imprensa que a solicitação dos estados é similar à realizada na semana passada pelo estado da Louisiana.

Nesse sentido, o Governo federal deu sinal verde ao pedido e aceitou destinar um total de 6 mil soldados da Guarda Nacional à Louisiana.

As autoridades da Flórida continuam hoje a realizar operações para enfrentar a provável chegada da mancha negra de óleo, que se aproxima da costa do estado. Elas avaliam o potencial impacto do vazamento para as águas e para a cultura de peixes e mariscos no Golfo do México.

"Acho que dentro de alguns dias a mancha tóxica de petróleo vai chegar às costas da Louisiana, Alabama, Mississipi e Pensacola (costa noroeste da Flórida), tenho certeza disso", disse hoje à Agência Efe Daniel Somam, professor da Faculdade de Ciências Marinhas da Universidade de Miami.

Na opinião de Somam, se os ventos do sul continuarem soprando em direção ao norte e o vazamento de óleo não parar, a chegada da "mancha negra" será quase inevitável.

A companhia British Petroleum (BP), concessionária da plataforma que afundou em 22 de abril, dois dias após uma explosão na qual morreram 11 trabalhadores, disse hoje que assumirá o custo dos trabalhos de limpeza/ Terra

Relacionados

news 3447290192394498827

Postar um comentário

emo-but-icon

item