igoospel

269 milhões de pessoas desnutridas na África subsaariana

Luanda, 7 may (Prensa Latina) Ao menos 269 milhões de pessoas na África subsaariana padecem desnutrición e 30 por cento está faminta, afirma...

Luanda, 7 may (Prensa Latina) Ao menos 269 milhões de pessoas na África subsaariana padecem desnutrición e 30 por cento está faminta, afirmaram hoje aqui fontes da FAO em uma Conferência Regional desse organismo.

O diretor geral do Fundo de Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf, manifestou que ante essa situação esta demarcación africana demanda uma atenção urgente e mais concentrada.
Chamou, nesse sentido, a apoiar com recursos aos pequenos agricultores e a agricultura familiar.

Diouf considerou, por outra parte, que este continente, rico em recursos naturais e terras cultivables, poderia potenciar suas produções agrícolas com maiores rendimentos dos cultivos para garantir sua segurança alimentária.

Segundo o representante da FAO, o baixo nível de investimentos no setor agropecuario constitui a principal causa para a existência de fome e pobreza na África.

Diversas fontes coincidem em assinalar que a mudança climática também poderia deter o avanço para a segurança alimentária no continente.

De acordo com uma nota da FAO, a principal conseqüência do aumento das temperaturas e de uma meteorologia mais imprevisible seria uma redução dos rendimentos dos cultivos, como o maíz, e um maior risco da garantia alimentária.

África obteve em 2008 uma produção de 152,3 milhões de toneladas de cereais, 12 por cento mais que em 2007, e em 2009, segundo dados preliminares, conseguiram-se 160 milhões de toneladas, precisaram fontes econômicas da região.

O encontro da FAO, que no capitalino Centro de Convenções de Belas reúne até esta sexta-feira a ministros da Agricultura de 53 países africanos, debate diversas qüestões, entre elas financiamentos de projetos para o setor agropecuario./prensa-latina

Relacionados

news 139945378330960934

Postar um comentário

emo-but-icon

item