igoospel

Tailândia declara estado de emergência para conter protestos

 Publicado em 07 de abril 2010 O governo tailandês decretou estado de emergência em Bangcoc e nas províncias vizinhas depois que milhares d...

 Publicado em 07 de abril 2010
O governo tailandês decretou estado de emergência em Bangcoc e nas províncias vizinhas depois que milhares de manifestantes invadiram o parlamento, indicou o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva na televisão.

Cerca de 5.000 "camisas vermelhas", seguidores do exilado ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, invadiram o parlamento exigindo a realização de eleições antecipadas. Vários altos funcionários do governo foram evacuados de helicóptero, mas os manifestantes abandonaram o prédio pouco depois.

Na véspera, dois policiais haviam ficado feridos em Bangcoc, na explosão de uma granada na sede do Partido Democrata do primeiro-ministro Vejjajiva. Os "camisas vermelhas" se manifestaram em várias avenidas da capital tailandesa exigindo a renúncia do governo.

Desde 14 de março, os "camisas vermelhas" protestam para obter eleições antecipadas e a demissão do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva.

No sábado passado, quase 60.000 manifestantes participaram de uma passeata pelas ruas de Bangcoc.

Os "vermelhos" contam com o apoio dos camponeses do norte da Tailândia, reduto de Thaksin. Há 20 dias, organizam pequenas concentrações durante a semana e grandes protestos aos sábados e domingos.

Os manifestantes exigem o restabelecimento da ordem constitucional em vigor antes do golpe de estado militar de 2006 contra Thaksin, que consideram o único político preocupado com os pobres.

Mas o atual governo odeia o ex-premier, que é acusado de especulação e nepotismo, além de ser considerado uma ameaça para a monarquia.

Thaksin Shinawatra vive exilado desde 2008 para evitar uma penas de prisão por fraude financeira. O ex-premiê conversa com os seguidores todas as noites por videoconferência.

(Com agência France-Press) Veja

Relacionados

news 929650824027018659

Postar um comentário

emo-but-icon

item