igoospel

Sucesso de bilheteria: Homem de Ferro 2

É regra de ouro em Hollywood: se um filme faz sucesso, merece continuação. Estreia hoje Homem de Ferro 2, dois anos depois que o herói volto...

É regra de ouro em Hollywood: se um filme faz sucesso, merece continuação. Estreia hoje Homem de Ferro 2, dois anos depois que o herói voltou às telas grandes em imagens com tecnologia de última geração – algo extremamente adequado a uma personagem cujos poderes vêm, exatamente, das invenções tecnológicas de seu criador Tony Stark (novamente interpretado no cinema por Robert Downey Jr.).

A produção de Homem de Ferro 2 promete repetir no filme a receita bom elenco e efeitos de ponta. Além de Robert Downey Jr., retornam, do elenco do primeiro filme, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson (que fez apenas uma ponta em Homem de Ferro – mas já confirmou que sua personagem Nick Fury, ganha filme próprio em breve). A eles se somam outros intérpretes consagrados, como Don Cheadle, Scarlett Johansson e Mickey Rourke. De quebra, aparece na tela o próprio criador do herói, Stan Lee – interpretando ele mesmo, claro.

As estreias de Homem de Ferro 2 começaram a ocorrer na quarta-feira. O público americano, exceto o de pré-estreias, só poderá assisti-lo a partir de 7 de maio. O filme anterior teve resultado bem melhor nos Estados Unidos que em outros territórios, e os produtores e distribuidores acreditam que, nessa data, seu principal concorrente nos cinemas americanos, Alice no país das maravilhas, já tenha perdido parte de seu fôlego. Estrear Homem de Ferro 2 quase na metade de maio, além disso, dá ao filme boas chances de chegar ao feriado do Memorial Day ainda em circuito significativo – e, eventualmente, ser ainda uma opção em boa parte do país quando começarem as férias de verão em junho.

As empresas, também, apostam nas críticas dos profissionais de imprensa que compareceram às sessões fechadas (poucas em todo o mundo, para fazer suspense e por medo de pirataria): ao contrário do que costuma ocorrer com continuações de sucessos, Homem de Ferro 2 vem se saindo razoavelmente bem nas opiniões dos especialistas no mercado cinematográfico.

CURIOSIDADES

• Lançado em 2008, O Homem de Ferro faturou, em todo o mundo, cerca de US$ 570 milhões. Foi a sétima maior bilheteria de um filme numa temporada em que O cavaleiro das trevas foi o campeão.

• O Homem de Ferro foi criado em 1963, como parte da grande renovação da Marvel conduzida por seu editor na época, Stan Lee. Além dele, participou da concepção e da primeira publicação de uma história do herói (Tales of suspense nº 39, que chegou às bancas americanas em março de 1963) o roteirista Larry Lieber. Os desenhos foram assinados por Don Heck e Jack Kirby.

• Nas telas, o herói chegou em 1966, num seriado de televisão que usava pouco das técnicas identificadas como animação – era, antes de tudo a filmagem de imagens e elementos extraídos das revistas e editados./ UAI

Relacionados

news 1461557412407399799

Postar um comentário

emo-but-icon

item