igoospel

Retorno do ônibus espacial Discovery à Terra é adiado para segunda (19)

 Publicado em 11 de abril 2010 O retorno do ônibus espacial Discovery à Terra foi adiado em um dia para permitir a revisão do escudo térmic...

 Publicado em 11 de abril 2010
O retorno do ônibus espacial Discovery à Terra foi adiado em um dia para permitir a revisão do escudo térmico da nave, informou neste sábado (10) a Nasa, a agência espacial americana.

Normalmente a inspeção é realizada pouco antes do acoplamento à estação espacial internacional (ISS), mas o procedimento foi dificultado por problemas na antena do radar do ônibus espacial, pouco depois do lançamento de segunda-feira.

Como resultado do adiamento, o retorno do Discovery está previsto agora para segunda-feira (19), às 9h54 de Brasília.

As imagens e os dados da revisão serão transmitidos para o controle da missão, no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa, para análise de uma equipe auxiliar.

O cuidadoso exame do escudo térmico é uma manobra habitual nas missões desses veículos desde a tragédia da Columbia, em fevereiro de 2003. A nave se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, após uma bem-sucedida missão científica.

Últimos capítulos

A Discovery está em sua penúltima missão. A Atlantis se despede em maio. A Endeavour , em 29 de julho. A última missão da frota será em setembro, da Discovery. Depois disso, a “ponte aérea” tripulada para a ISS vai depender das naves russas Soyuz.

A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta. O complexo é fruto de uma parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá. Quando estiver concluída a ISS vai pesar 363 toneladas. A tripulação completa é composta por 6 astronautas/cosmonautas, com a missão de conduzir experimentos científicos e preparar futura exploração da Lua e de Marte.
Fonte: G1

Relacionados

news 6868489640117219990

Postar um comentário

emo-but-icon

item