igoospel

Morre Pastor vice-presidente da Igreja Luterana no Brasil - IECLB

 Publicado em 24 de abril 2010 Em viagem pastoral a Moçambique, África, em fevereiro, Homero contraiu malária cerebral, do tipo plasmodium ...

 Publicado em 24 de abril 2010
Em viagem pastoral a Moçambique, África, em fevereiro, Homero contraiu malária cerebral, do tipo plasmodium falciparum. Desde o seu internamento hospitalar, lutou com bravura pela vida, sofrendo parada cardíaca, uma de quatro minutos, na quinta-feira, 15, além de acidente vascular cerebral, convulsões, consequências da malária, que desorganizou o seu sistema imunológico, afetando rins e pulmões.

“O falecimento do pastor Homero causa grande consternação e tristeza na IECLB. Somos gratos pela vida e testemunho dele no Brasil, como entre igrejas irmãs e parceiras. Na confiança que temos em Deus, as sementes que Homero disseminou frutificarão em bênçãos para muitas pessoas”, disse o pastor presidente da denominação e moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Walter Altmann.
“A IECLB perde uma pessoa extraordinária”, assinalou para a ALC o secretário do Ministério com Ordenação, pastor Edson Edílio Streck, reportando-se às inúmeras manifestações que a igreja e a família receberam e continuam recebendo, também de orações de intercessão, o que “atesta o quanto Homero era querido e carinhoso”.

Em fins de fevereiro, Homero representou a IECLB na reunião das igrejas parceiras da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique na missão local, que avaliaram a possibilidade de envio de obreiro do Brasil para o país africano.

Em Moma, área rural de Nampula, Moçambique, o primeiro pastor vice-presidente participou da inauguração de posto de saúde que leva o nome da irmã brasileira Doraci Edinger, morta em março de 2004.

No enterro da irmã, no dia 9 de março, na Casa Matriz das Diaconisas, em São Leopoldo, o pastor Homero frisou, na homilia, que a ressurreição de Cristo "permite um novo olhar, uma vez que a fé não se limita a este mundo".

O reitor das Faculdades EST, pastor Oneide Bobsin, disse que o pastor Homero se orientava pelo diálogo, “reconhecendo as diferenças e sem encobrir injustiças”.

O coordenador do Programa de Estágio e Intercâmbio das Faculdades EST, pastor Martin Volkmann, lembrou que Homero foi um dos primeiros estudantes a ingressar na Faculdade de Teologia sem saber falar alemão, quebrando o paradigma de ingresso, quando o conhecimento dessa língua estrangeira era uma premissa.

“Esse simples fato mostra que Homero era uma pessoa vocacionada para o ministério”, afirmou Volkmann. O pastor primeiro vice-presidente era “amigo, fraterno, pacífico. Sorridente, ele sabia ouvir. A IECLB perde um grande líder pastoral”, apontou o coordenador do bacharelado em Teologia da EST, pastor Rodolfo Gaede Neto.

Homero tinha a indicação de Sínodos que o queriam na presidência da IECLB, escolha que ocorrerá no Concílio Geral da igreja, agendado para outubro.

Natural de Sobradinho, a 232 Km de Porto Alegre, Homero, nascido a 8 de julho de 1952, ingressou na Faculdade de Teologia, em São Leopoldo, em 1972, concluindo o curso cinco anos depois. Trabalhou como pastor em Igrejinha e Portão, no Rio Grande do Sul.

Foi pastor sinodal e secretário de Educação do município de Portão, na região metropolitana de Porto Alegre, pelo período de três anos. Assumiu a primeira vice-presidência da IECLB em dezembro de 2002 e a coordenação de Missão Global da igreja, em fevereiro de 2007.

Nesta tarefa, o pastor Homero mantinha contatos com obreiros e obreiras da IECLB que assumem atividades em igrejas e instituições do exterior, e com igrejas parceiras e irmãs na ecumene.

Homero era casado com Denize Inez Volkart Pinto e o casal teve dois filhos: Catarina e Mateus. O corpo do pastor primeiro vice-presidente está sendo velado na igreja da Comunidade Evangélica de Portão, de onde o féretro sairá para sepultamento, amanhã, às 12h, no Cemitério de Taquara (a 73 Km da capital gaúcha). ALC

Relacionados

pastor 3299256990511895495

Postar um comentário

emo-but-icon

item