igoospel

Mãe de refém das Farc recebe restos de filho sequestrado há 12 anos

 Publicado em 02 de abril 2010 Após quatro anos de muita luta, Emperatriz de Guevara recebeu hoje na cidade colombiana de Villavicencio os ...

 Publicado em 02 de abril 2010
Após quatro anos de muita luta, Emperatriz de Guevara recebeu hoje na cidade colombiana de Villavicencio os restos mortais de seu filho, o major da Polícia Julián Ernesto Guevara, morto durante seu cativeiro, sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 1998.

Uma comissão humanitária composta pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Igreja Católica e o coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP) foi a encarregada de receber das mãos das Farc os restos mortais do oficial em Miraflores, departamento de Guaviare (sul).

"Hoje se cumpriu o objetivo. Mas não era o que eu queria, que era trazê-lo vivo", disse a mãe à imprensa em Bogotá, aonde chegou após receber os restos de seu filho.

Com a voz entrecortada, pediu à mediadora com as Farc que continue trabalhando para conseguir a liberdade de outros 22 soldados e policiais em poder da guerrilha nas selvas colombianas.

"Quero dizer à senadora Piedad Córdoba que precisamos trazer os outros 22 heróis da pátria e muitos outros civis que estão cativos na floresta", disse.

No aeroporto militar de Catam e cercada por seus filhos, dona Emperatriz ressaltou que a tarefa da mediadora Piedad Córdoba ainda "não terminou", e pediu mais união nos esforços para enfrentar "esse árduo trabalho, para que não exista nem um só colombiano sequestrado".

Piedad Córdoba definiu a missão como "cumprida", e acrescentou que os guerrilheiros presentes na entrega dos restos de Guevara lhe renderam "honras militares" e o qualificaram como um "herói de guerra".

Assinalou que os restos mortais de Guevara chegaram no mesmo caixão no qual as Farc os entregaram.

Além disso, afirmou que a devolução dos restos do oficial "é muito melhor" do que o que acontece com os desaparecidos na Colômbia.

Piedad Córdoba reiterou que a paz na Colômbia será conquistada por meio da negociação política, e reafirmou que a troca de guerrilheiros presos por sequestrados em poder das Farc deve acontecer durante o restante do Governo Álvaro Uribe.

O alto comissário para a Paz, Frank Pearl, assinalou que "as Farc não fizeram nenhum favor" com a entrega dos restos de Guevara, e criticou a incomum cerimônia de "honras militares" que lhe renderam.

"Em primeiro lugar, nunca deveriam seqüestrá-lo, e, em segundo lugar, deveram permitir sua libertação para que ele não tivesse morrido por causa de sua doença", ressaltou Pearl.

O alto comissário reivindicou ainda a libertação dos outros 22 militares e policiais que ainda estão em poder das Farc.

Em nome do Governo colombiano, agradeceu ao CICV, à Igreja Católica, ao Brasil e à CCP pelas gestões realizadas nesta operação, que permitiram o retorno do soldado Josué Daniel Calvo e do sargento Pablo Emilio Moncayo, assim como e a devolução dos restos de Guevara.

O CICV assinalou em comunicado que "as três missões humanitárias desta semana foram possíveis graças ao apoio do Governo do Brasil, do Governo e da Polícia da Colômbia, dos membros da Comissão de Colombianos e Colombianas pela Paz, da Igreja e das Farc".

Os restos de Guevara passaram ao Corpo Técnico de Investigação (CTI) da Promotoria, que vai custodiá-los até entregá-los ao Instituto de Medicina Legal, que corroborará se correspondem ao uniformizado.

Com a entrega dos restos de Guevara e a libertação de Calvo e de Moncayo, as Farc fecham a entrega unilateral e colocam ao Governo do presidente Uribe a troca de guerrilheiros presos, incluindo dois extraditados aos Estados Unidos, pelos militares e policiais que seguem em seu poder.

Uribe disse anteriormente que o Governo facilitou libertações, fez resgates e "não se opõe ao acordo humanitário, mas desde que não envolva a libertação de criminosos das Farc".

O presidente colombiano acrescentou que a troca de reféns por presos não deve fortalecer a "capacidade criminosa" das Farc.
Fonte: EFE

Relacionados

violência 1814726116383206301

Postar um comentário

emo-but-icon

item