igoospel

EUA ensaiam aproximação com China em segurança nuclear

 Publicado em 02 de abril 2010 A Casa Branca está sinalizando uma melhora em suas relações com a China em meio a notícias de que o líder ch...

 Publicado em 02 de abril 2010
A Casa Branca está sinalizando uma melhora em suas relações com a China em meio a notícias de que o líder chinês irá participar de uma reunião de segurança nuclear a ser realizada em Washington no final de abril. O presidente norte-americano Barack Obama informou ao presidente chinês Hu Jintao que ele apreciou a decisão durante um telefonema que durou cerca de uma hora.
A Casa Branca disse que a reunião será uma oportunidade importante para que Estados Unidos e China unifiquem seus interesses comuns em impedir a proliferação nuclear e criar proteções contra terrorismo nuclear. Obama também ressaltou a importância de trabalhar com a China nas discussões em andamento sobre o programa nuclear iraniano.

Autoridades norte-americanas disseram esta semana que um representante chinês se encarregou de discutir os detalhes de uma potencial resolução do Conselho de Segurança em um telefonema com autoridades dos Estados Unidos, Rússia, China, Inglaterra, França e Alemanha. Mas um dia depois, a porta voz do Ministério do Exterior, Qin Gang, reiterou a intenção da China em querer encerrar a disputa através de negociações.

O porta voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que os Estados Unidos estão muito felizes com o progresso feito até o momento nas relações com a China. A China tem poder de veto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e seu apoio seria fundamental para que uma resolução contra o Irã seja aprovada.
Fonte: Estadão

Relacionados

news 8109350281019707422

Postar um comentário

emo-but-icon

item