igoospel

EUA ainda estão interessados em proposta da AIEA para o Irã

 Publicado em 19 de abril 2010 Os Estados Unidos "ainda estão interessados" na proposta de troca de urânio que a Agência Internac...

 Publicado em 19 de abril 2010
Os Estados Unidos "ainda estão interessados" na proposta de troca de urânio que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fez ao Irã em setembro passado, anunciou o Departamento de Estado nesta segunda-feira.

"A medida ainda nos interessa e continuamos dispostos a propô-la se o Irã estiver interessado", declarou o porta-voz da diplomacia americana, Philip Crowley, insistindo que, durante os últimos sete meses, o governo iraniano em nenhum momento aceitou formalmente a proposta.

Em 2009, a AIEA propôs que o Irã entregasse 70% de seu urânio pouco enriquecido (a 3,5%) à Rússia, que ficaria encarregada de enriquecê-lo a 20% antes de sua transformação, na França, em combustível para o reator de pesquisa médica iraniano.

O Irã rejeitou os termos da proposta, exigindo que a troca fosse simultânea e feita em seu território, o que não foi, por sua vez, aceito pelas potências ocidentais.

Há alguns dias, o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, voltou a afirmar que o Irã estava disposto a trocar simultaneamente 1.000 kg de urânio enriquecido a 3,5% por 100 kg de combustível a 20%, e no domingo disse que desejava abordar o no Conselho de Segurança da ONU.
Fonte: Terra

Relacionados

news 4038075424288487077

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item