igoospel

"catástrofe nacional" EUA declaram vazamento de petróleo no Golfo do México

Foto:EFE O governo dos Estados Unidos declarou hoje que o vazamento de petróleo no Golfo do México, em frente ao litoral da Louisiana, é ...

Foto:EFE
O governo dos Estados Unidos declarou hoje que o vazamento de petróleo no Golfo do México, em frente ao litoral da Louisiana, é uma "catástrofe nacional" que ameaça ser um dos maiores desastres ecológicos da história do país.

A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, disse em entrevista coletiva que decretar o estado de "catástrofe nacional" permite ao governo mobilizar mais recursos para enfrentar o vazamento.

— Usaremos todos os ativos disponíveis para enfrentar — disse a secretária, diante do prognóstico de que a mancha de petróleo poderá chegar às restingas da Louisiana amanhã.
A alta funcionária disse que Bristish Petroleum (BP), proprietária da plataforma petrolífera que explodiu e afundou em 20 de abril, "é responsável pelos custos que envolvem as tarefas de limpeza" da mancha de óleo.

Os responsáveis pelo serviço da Guarda Costeira indicaram na entrevista coletiva, no entanto, que a multinacional britânica está pondo todos os meios para frear o desastre ecológico no Golfo do México.

— Estamos preparados para o pior dos cenários — disse na mesma entrevista Sally Brice O'Hare, contra-almirante da Guarda Costeira, quem insistiu que estão trabalhando contra o relógio para evitar que esta catástrofe "se transforme em outro Exxon Valdez", o petroleiro que derramou milhões de toneladas de petróleo no Alasca em 1989.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, indicou que o presidente Barack Obama ordenou a mobilização de mais recursos para enfrentar "de maneira agressiva" o vazamento./ Clicsbs

Relacionados

news 7948995324439424017

Postar um comentário

emo-but-icon

item