igoospel

Abuso sexual no catolicismo

 Publicado em 28 de março 2010 A congregação religiosa Legionários de Cristo reconheceu que seu fundador, o mexicano Marcial Maciel Degolla...

 Publicado em 28 de março 2010
A congregação religiosa Legionários de Cristo reconheceu que seu fundador, o mexicano Marcial Maciel Degollado, abusou sexualmente de seminaristas e teve três filhos com duas mulheres diferentes.

A admissão é o mais novo episódio no escândalo de pedofilia que envolve a Igreja Católica na Irlanda, nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Espanha, Áustria e até no Brasil.

"Pensávamos e esperávamos que as acusações apresentadas contra nosso fundador fossem falsas ou infundadas", mas não foi assim, por isso "não podemos olhar para a pessoa dele como modelo de vida cristã ou sacerdotal", escreveram os Legionários de Cristo em uma nota, citada pela agência de notícias Efe.

O grupo diz que, por este motivo, decidiu pedir perdão a "todos os que foram prejudicados, feridos ou escandalizados por sua reprovável atuação".
Depois que veio a tona as denúncias de que o padre Maciel abusou sexualmente de vários seminaristas, o Vaticano ordenou uma rara investigação especial de todas as congregações legionárias e escolas católicas pelo mundo. A investigação foi concluída este mês, mas os resultados nunca foram divulgados.

Maciel morreu em 2008, ainda como padre, mas obrigado pelo Vaticano a viver em reclusão e contemplação.

Escândalo

Um escândalo sobre os acobertamentos de abusos sexuais de crianças por parte de padres foi revelado na Igreja Católica da Irlanda e atingiu o Vaticano com intensidade ainda maior que o escândalo semelhante que atingiu os Estados Unidos oito anos atrás.

Desta vez, o escândalo vem chegando perigosamente perto do próprio papa, na medida em que os grupos de vítimas disseram que querem saber como ele tratou desses casos antes de sua eleição a papa, em 2005.

Muitas alegações de acobertamentos de abusos sexuais envolvem Munique, na época em que o papa foi arcebispo da cidade, entre 1977 e 1981. Grupos de vítimas pedem ainda informações sobre as decisões tomadas pelo papa na época em que dirigiu o departamento doutrinal do Vaticano, entre 1981 e 2005.

Os casos de pedofilia atingiram ainda a Holanda, onde a Igreja Católica recebeu 1.100 denúncias de pessoas que afirmam ter sofrido abusos sexuais por parte de membros do clero entre os anos 50, 60 e 70.

Na Alemanha, as denúncias de pedofilia chegam a 120 e teriam ocorrido entre as décadas de 1970 e 1980 em escolas jesuítas locais. O caso envolveu até mesmo o sacerdote Georg Ratzinger, irmão do papa, que liderava os rapazes do coro da catedral de Regensburg. O sacerdote negou saber dos casos de abusos e foi inocentado pelo Vaticano.

Na semana passada, na Áustria, a imprensa local noticiou casos de abusos cometidos em dois institutos religiosos nas décadas de 1970 e 1980.

Na Espanha, o Vaticano disse saber de 14 casos de abuso sexual de crianças, que teriam ocorrido de janeiro de 2001 até março de 2010, na Igreja Católica da Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, entre as suspeitas há pelo menos dez sentenças já emitidas por tribunais civis e quatro processos abertos por abusos similares cometidos por religiosos antes de 2001. No total, são 25 sacerdotes e religiosos espanhóis implicados em pedofilia nos últimos 20 anos.

O jornal "The New York Times" informou nesta quinta-feira em seu site que as maiores autoridades do Vaticano, incluído o então cardeal Joseph Ratzinger, que anos mais tarde se tornaria o papa Bento 16, encobriram um sacerdote americano acusado de abusar sexualmente de 200 crianças surdas.

O jornal teve acesso a documentos que procedem do processo judicial aberta contra o reverendo Lawrence Murphy, que trabalhou durante mais de 20 anos, entre 1950 e 1974, em uma escola para crianças surdas do Estado americano de Wisconsin.

O Vaticano reconheceu ainda os abusos cometidos por dois monsenhores e um padre do município de Arapiraca, a 130 quilômetros de Maceió (AL), depois de terem sido acusados de pedofilia por alunos de um coro e por seus familiares.
Fonte: emsergipe.com

Relacionados

news 7688201201758260898

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item