igoospel

2.000 anglicanos do Canadá juntam-se à Igreja Católica

 Publicado em 21 de março 2010 Dois mil Anglicanos do Canadá vão juntar-se à Igreja Católica graças a um acordo que os autoriza a conservar...

 Publicado em 21 de março 2010
Dois mil Anglicanos do Canadá vão juntar-se à Igreja Católica graças a um acordo que os autoriza a conservar a sua própria liturgia e os seus bispos, reconhecendo ao mesmo tempo a supremacia do Papa, indicaram no sábado os seus responsáveis.

De acordo com Peter Wilkinson, bispo de Victoria (Columbia-Britânica) da Igreja Católica Anglicana do Canadá, 70 padres vão assim juntar-se a Roma, respondendo a um convite do papa formulado em novembro passado.

Wilkinson insiste na abrangência deste gesto do Vaticano: "é para todos os Anglicanos em todo o mundo, não apenas para nós".

"Todas as províncias canadianas limítrofes dos Estados Unidos estão envolvidas, (...) de Vancouver a Halifax, com excepção de Manitoba", indicou.

O dignitário religioso explicou que há alguns anos que a sua Igreja insistia junto do Vaticano para se juntar à Igreja Católica.
"Fazendo este pedido, não sabíamos de que maneira este acordo iria ser selado. (...) Mas foi uma via muito criativa que o Vaticano encontrou e que o Santo Padre tornou possível. (...) O Santo Padre foi totalmente criativo na sua maneira de nos aceitar", referiu.

Mas esta decisão arrisca-se a ser interpretada como uma forma de promover o diálogo entre Anglicanos e Católicos e como uma afronta em relação ao chefe espiritual do anglicanismo, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.

A Comunhão anglicana separou-se do catolicismo no século X, quando o Papa Clemente VII recusou atribuir o divórcio ao rei de Inglaterra Henrique VIII.

O rei rompeu relações com o Papa e Roma.

Os Anglicanos são 77 milhões em todo o Mundo.

A Igreja Católica conta 1,1 mil milhões de fiéis.
Fonte: dnglobo

Relacionados

news 2876848101147792782

Postar um comentário

emo-but-icon

item