igoospel

Confrontos entre cristãos e muçulmanos deixam 26 mortos na Nigéria

 Publicado em 19 de janeiro 2010 Pelo menos 26 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas em enfrentamentos registrados no fim de seman...

 Publicado em 19 de janeiro 2010
Pelo menos 26 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas em enfrentamentos registrados no fim de semana entre cristãos e muçulmanos da cidade de Jos (centro da Nigéria), afirmou nesta segunda-feira Balarabe Daud, o imã da principal mesquita da cidade.
Segundo fontes dos serviços de segurança, os confrontos explodiram devido à construção de uma mesquita no bairro de Nassarawa Gwom, de maioria cristã.
As autoridades impuseram no domingo um toque de recolher.
A Nigéria, o país mais povoado da África com 150 milhões de habitantes, sofre com frequentes violências entre muçulmanos do norte e cristãos do sul, especialmente nos Estados do centro e do norte, onde as comunidades religiosas têm dificuldade para coexistir.
A cidade de Jos está situada entre o norte majoritariamente muçulmano e o sul cristão.
Em novembro de 2008, centenas de pessoas morreram entre dois dias de confrontos entre cristãos e muçulamnos. As fontes oficiais falam de 200 mortos, mas outras fontes acreditam que o número chegou a 400.
No mês passado, pelo menos 70 pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e membros de uma seita radical islamita no estado de Bauchi (norte).
Outra seita, a Boko Haram, que significa "Educação ocidental é um pecado", iniciou em julho passado uma insurreição no estado de Borno. Cerca de 800 pessoas morreram quando as forças de segurança intervieram para conter os rebeldes.

Fonte: AFP

Relacionados

violência 5130568028134874520

Postar um comentário

emo-but-icon

item