igoospel

Igreja Evangélica passará por restauração a partir de janeiro

 Publicado em 09 de dezembro 2009 São Vendelino - Após vários meses de interdição devido às más condições de conservação e tendo seu proje...

 Publicado em 09 de dezembro 2009

São Vendelino - Após vários meses de interdição devido às más condições de conservação e tendo seu projeto de restauro reencaminhado no início deste ano, surge a notícia de que tanto aguardava a Comunidade Evangélica de São Vendelino. A restauração coordenada pela mestre Cristina Seibert prevê um investimento de R$ 450 mil.

A igreja foi construída em 1880 e tombada como patrimônio histórico de São Vendelino em novembro de 2006. O tombamento não tira a propriedade e permite investimento público. Já o restauro não é uma reforma, mas uma intervenção na edificação com critérios fundamentais.

Em São Vendelino, a igreja é a primeira obra direcionada ao patrimônio histórico que já recebeu prêmio pelo projeto Gestão Cultural. A obra está sob responsabilidade da empresa Kroma, de Porto Alegre, especializada em restauro no Estado.

A obra está devidamente aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Também entram com recursos diretos a Comunidade Evangélica e a prefeitura. Um grande passo foi dado com a entrada da empresa Móveis Kappesberg, que irá patrocinar praticamente 50% do projeto total.

"Foi com grande satisfação que a Móveis Kappesberg aceitou o convite para participar da restauração de uma das mais belas igrejas de nossa região", confirma o empresário Celso Theisen. A faz parte da história do município há alguns anos, desde que iniciou as atividades da metalúrgica localizada no Morro da Canastra.
"Agora queremos fazer parte ainda mais deixando nossa participação nesse projeto que manterá vivo um patrimônio de todo nosso povo. A Móveis Kappesberg por meio de iniciativas como essa, visa não apenas deixar seu nome junto a uma obra tão bela, mas sim, busca abrir novos caminhos para que outras empresas da mesma forma possam apoiar tais projetos, fazendo assim com que as histórias, patrimônio e cultura de nossa região e Estado não se percam com o tempo, não se apaguem com o passar dos anos, nem desapareçam pela falta de apoio de quem pode estar mantendo viva as raízes de nossa gente", comenta Theisen.

Devido a este patrocínio, a obra terá início previsto no mês de janeiro de 2010 e sua execução tem previsão de 12 meses de duração. Já está confirmado um investimento de R$ 14 mil por parte da prefeitura.

"Este é um momento muito importante para todo o Município, pois a Igreja Evangélica representa a identidade desta comunidade e é um símbolo de São Vendelino", afirma a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer.

No dia 27 de dezembro, às 11 horas, será o lançamento oficial da obra. Será servido almoço ao meio-dia, haverá um almoço festivo para arrecadação de recursos financeiros.

Como somente uma parte dos valores foi arrecadada, mais empresas serão procuradas para patrocinar o projeto de restauro, assim como interessados podem contatar a prefeitura. Contatos pelos telefones (51) 3639-1122 e (51) 9682-2677.


Foto: Divulgação fonte: Diário de canoas online

Relacionados

news 2860427412453842506

Postar um comentário

emo-but-icon

item