igoospel

Começam as celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante

 Publicado em 18 de dezembro 2009 Falta pouco menos de um mês o para a década de 2010 começar, mas Igrejas de origem protestante em todo o...

 Publicado em 18 de dezembro 2009

Falta pouco menos de um mês o para a década de 2010 começar, mas Igrejas de origem protestante em todo o mundo já começaram a celebrar a década de Lutero. Isso porque, em 2017 a publicação das suas 95 teses completa exatamente 500 anos.

Martin Luther (1483-1546) ou Martinho Lutero foi o responsável por desencadear, em função das suas teses, afixadas por ele mesmo na igreja de Wittenberg em 1517, a Reforma Protestante. Movimento que não só deu origem à Igreja Luterana, como passou a ser conhecida posteriormente a denominação religiosa por ele fundada, mas também à Igreja Anglicana, ao Calvinismo e a milhares de outras Igrejas. Na verdade, mesmo a existência das Igrejas metodistas, pentecostais e, mais recentemente, as neopentecostais só é possível em função do rompimento de Lutero com a Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, não foram apenas modificações religiosas que Lutero provocou. A Reforma Protestante desencadeou revoltas de disputas políticas e que também ajudaram a forjar a própria identidade alemã.

Originalmente um monge agostiniano, Lutero publicou as teses principalmente como crítica à venda de indulgências pelos membros da Igreja Católica, seus excessos e suas limitações ao livre pensamento. O argumento principal do monge era que a salvação dos indivíduos se dá pela fé e não por meio do intermédio da Igreja. Lutero também traduziu a Bíblia do latim, tornando-a acessível pelo menos ao poucos que sabiam ler em alemão e popularizando conhecimentos antes restritos à Igreja Católica. Por não se retratar pelas suas convicções Lutero foi excomungado em 1521, tendo inclusive casado-se em 1525 com a ex-monja Katharina von Bora Wittenberg, com quem teve seis filhos.

Em Winttenberg as celebrações tiveram início em maio de 2008, com exposições sobre a vida de Lutero e seu contexto histórico, concertos musicais, peças de teatro e debates com pesquisadores e religiosos. A Igreja Luterana, hoje com cerca de 68 milhões de fiéis em todo o mundo, está organizando boa parte das celebrações, que têm como objetivo relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas teses provocou na história mundial.
Fonte: Luther 2017

Relacionados

news 1494897283675905350

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item