igoospel

EUA devolvem a dono bíblia roubada por nazistas há 71 anos

 Publicado em 11 de novemrbo 2009 Nova York - Uma bíblia hebraica de 1516 confiscada pelos nazistas há exatamente 71 anos foi devolvida hoj...

 Publicado em 11 de novemrbo 2009
Nova York - Uma bíblia hebraica de 1516 confiscada pelos nazistas há exatamente 71 anos foi devolvida hoje a seu legítimo dono, a Comunidade Judaica de Viena, informou a Procuradoria Geral de Nova York.
O procurador Preet Bharara detalhou hoje em comunicado que na chamada Noite dos Cristais Quebrados, de 9 de novembro de 1938, que marcou o início do Holocausto, membros da Gestapo (serviço secreto nazista) apreenderam os bens da biblioteca da Comunidade Judaica de Viena.
Os bens apreendidos foram transferidos a Berlim e com a evacuação da cidade, em 1943, parte deles foi retirada do país.
A Procuradoria de Nova York explicou que no início do ano a casa nova-iorquina Kestenbaum & Company anunciou a realização de um leilão para vender o livro.
As autoridades americanas então informaram da história do livro a seu proprietário, que aceitou devolver a bíblia hebraica a seus legítimos proprietários.
Trata-se da terceira repatriação de bens confiscados durante o Holocausto que acontece este ano graças à colaboração da Procuradoria de Nova York e ao Escritório de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos.
Há 71 anos, na noite de 9 de novembro de 1938, os nazistas incitaram uma série de revoltas contra os judeus na Alemanha e na Áustria. Em poucas horas, milhares de sinagogas, casas e negócios de judeus foram destruídos.

Fonte: EFE

Relacionados

news 986010986509482778

Postar um comentário

emo-but-icon

item