igoospel

Católicos e anglicanos buscam 'estreitar laços'

 Publicado em 21 de novembro 2009 Uma nota do Vaticano informou neste sábado que o papa Bento 16 e o líder da Igreja Anglicana, o arcebispo...

 Publicado em 21 de novembro 2009
Uma nota do Vaticano informou neste sábado que o papa Bento 16 e o líder da Igreja Anglicana, o arcebispo Rowan Williams, firmaram um acordo para estreitar os laços entre as duas religiões. A decisão foi resultado do primeiro encontro entre os dois líderes espirituais para amainar as tensões geradas pela criação, por Bento 16, de uma seção da Igreja Católica dedicada a atender anglicanos desiludidos.
O Vaticano afirmou que a medida foi uma reação aos pedidos de anglicanos insatisfeitos com a decisão de permitir a ordenação de mulheres para bispo.
O anglicano Williams, no entanto, afirmou que ela faria pouco para melhorar as relações entre as duas religiões.
Ainda segundo a proposta do papa, anglicanos poderiam se converter ao catolicismo mantendo suas práticas e tradições.
A nota da Santa Sé afirma que o encontro "cordial" de cerca de meia hora entre Bento 16 e Williams reiterou a "vontade conjunta" de aproximar as duas igrejas.

'Momento difícil'
Além disso, os líderes teriam discutido problemas recentes entre anglicanos e católicos.
A arcebispo anglicano já havia afirmado não acreditar que a medida do papa vá afetar as reações entre as duas instituições. No entanto, alguns acusaram Bento 16 de interferência em um momento difícil para a Igreja Anglicana.
Williams já tinha dado sinais de que quer construir um novo relacionamento com os católicos, enfatizando as semelhanças entre as duas religiões, em vez das diferenças, como a ordenação de mulheres.
Outro motivo de discórdia entre os anglicanos foi a eleição de um bispo assumidamente gay, além da aprovação de uniões homossexuais.
De acordo com a Constituição Apostólica, grupos de anglicanos seriam autorizados a ingressar na Igreja Católica ao mesmo tempo que manteriam elementos da tradição anglicana, entre eles o uso de livros de preces.
As primeiras conversões podem acontecer já no começo do ano que vem.

Fonte: BBC Brasil

Relacionados

news 5378667020313040324

Postar um comentário

emo-but-icon

item