igoospel

Advogado é demitido por envolvimento em causa de cristãos

Publicado em 07 de novembro 2009 O doutor Fan Yafeng, um dos pesquisadores legais mais influentes da China, foi despedido da Academia chine...

Publicado em 07 de novembro 2009
O doutor Fan Yafeng, um dos pesquisadores legais mais influentes da China, foi despedido da Academia chinesa de Ciências Sociais (CASS em inglês), na segunda-feira. O secretário político do Instituto de Estudos Legais informou o Dr. Fan que ele não poderia mais trabalhar na CASS por “questões políticas”. A ação foi drástica, mas não sem precedentes, pois o Dr. Fan tem trabalhado há anos com persistência em diversos casos de liberdade religiosa, incluindo a defesa do pastor de uma igreja não registrada, Cai Zhuohua, em 2004. A recente investida contra as igrejas não registradas em Pequim tem causado preocupação naqueles que defendem a liberdade religiosa com base nos direitos humanos.

Internacionalmente conhecido como um expert na constituição chinesa, o Dr. Fan Yafeng é um dos membros fundadores da Associação de advogados de defesa pelos direitos dos cristãos chineses. Ele também serve como líder em uma igreja não registrada em Pequim. Em 2005, ele foi convidado pela ChinaAid para visitar os Estados Unidos, juntamente com outros seis advogados. Recentemente, o Dr. Fan soube da terrível situação da igreja Linfen-Fushan em Shanxi, cujos membros foram instruídos a contratar advogados para apressar o julgamento. O advogado foi um dos diversos representantes legais que se ofereceram para auxiliar a igreja Linfen. Embora não tenha sido confirmado, a associação ChinaAid suspeita que essa triste demissão tenha acontecido por causa do envolvimento do pastor nesse caso. Essa ação foi ilegal e demonstra o aumento da repressão aos advogados que representam clientes com razões religiosas.

O presidente da ChinaAid, Bob Fu, demonstrou preocupação pelo advogado: “Utilizar uma tática ilegal para demitir um cristão estudioso da lei como o Dr. Fan mostra a falta de confiança da liderança chinesa. Ele tem lutado por moderação, paz e justiça. Pedimos que o governo chinês reconsiderem essa atitude e revertam a decisão equivocada”.

Fonte: Missão Portas Abertas

Relacionados

news 469635787195665014

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item