igoospel

Caim: Vaticano diz que "é um assunto ao qual a Igreja Católica não irá dar resposta"

 Publicado em 22 de outubro 2009 Lisboa - Em entrevista ontem ao Jornal de Notícias (JN) depois da apresentação em Penafiel de , "Cai...

 Publicado em 22 de outubro 2009

Lisboa - Em entrevista ontem ao Jornal de Notícias (JN) depois da apresentação em Penafiel de , "Caim", o mais recente livro de José Saramago, o director da sala de Imprensa da Santa Sé, desvalorizou a polémica que a obra está a gerar afirmando que 'A Igreja Católica está muito acima de considerações deste tipo'.
Na apresentação do seu novo livro, Caim, José Saramago afirmou que a Bíblia é um manual de maus costumes e um catálogo de violências. A Santa Sé, antecipou através da sala de Imprensa que "é um assunto ao qual a Igreja Católica não irá dar resposta"."A Igreja Católica está muito acima de considerações deste tipo", acrescentou.

Entretanto, o presidente da Conferência Episcopal, bispo Manuel Clemente, reagiu à obra ontem apresentada acusando José Saramago de "ingenuidade confrangedora", e o líder religioso da comunidade judaica, o rabino Eliezer di Martino, considera que Saramago 'não conhece a Bíblia nem a sua exegese'.

Por seu lado, o eurodeputado social-democrata Mário David diz gostaria que Saramago renunciasse à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as declarações do escritor. "Há uns anos, ameaçou renunciar à cidadania portuguesa. Pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", afirmou o eurodeputado na sua página na Internet.

O teólogo Anselmo Borges afirma que "Não me choca a sua perspectiva, mas a Bíblia não é só isto. São 73 livros que os crentes assumem como um todo, só assim têm sentido. O autor só procurou momentos do Antigo Testamento', alerta.

O prémio Nobel da Literatura José Saramago convocou para esta quarta-feira uma conferência de imprensa para falar aos jornalistas sobre o seu novo livro 'Caim".
 Fonte: Jornal Digital

Relacionados

news 2459979695321492139

Postar um comentário

emo-but-icon

item